segunda-feira, 14 de junho de 2010

Reciclagem


É o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de matérias beneficiados como matéria-prima, para um novo produto.

As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis.

Coleta seletiva é o termo utilizado para o recolhimento das matérias, que são possíveis de serem reciclado (papeis, plásticos, metais e vidros), fundamento da coleta seletiva é a separação.

A implantação da coleta seletiva pode começar com uma experiência-piloto, que vai sendo ampliada aos poucos. O primeiro passo é a realização de uma campanha informativa junto à população convencendo-a da importância da reciclagem e orientando-a para que separe o lixo em recipientes para cada tipo de material. Deve-se buscar elaborar um plano de coleta, é necessária a instalação de um centro de triagem para a limpeza e separação dos resíduos e o acondicionamento para a venda do material a ser reciclado, também é possível implantar programas especiais para reciclagem de entulho (resíduos da construção civil).

Os principais resultados da implantação da coleta seletiva são ambientais, econômicos e político:

Ambientais: Os maiores beneficiados por esse sistema são o meio ambiente e a saúde da população. A reciclagem de papeis, vidros, plásticos e metais apresentam em torno de 40% de todo o lixo doméstico;

Econômicos: A coleta seletiva e reciclagem do lixo doméstico apresentam, normalmente, um custo mais elevado do que os métodos convencionais. É importante notar que o objetivo da coleta não e gerar recursos, mais reduzir o volume de lixo gerando ganhos ambientais;

Políticos: Contribui positivamente para a imagem do governo e da cidade, também exige um exercício de cidadania, no qual os cidadãos assumem um papel ativo em relação à administração da sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário